Desenvolvimento e cronograma 

Antes de mais nada, a Renault Niagara encontra-se atualmente em fase de pré-produção na unidade fabril argentina de Córdoba. Tal projeto integra um investimento robusto de US$ 350 milhões, equivalente a mais de R$ 1,8 bilhão, destinado à modernização da planta e viabilização de novos veículos para o mercado sul-americano.

As primeiras unidades de pré-série já estão sendo montadas, sinalizando que os testes de rua com protótipos devem iniciar em breve. A capacidade produtiva da fábrica poderá atingir até 65 mil unidades anuais, com significativa parcela direcionada à exportação, sendo o Brasil identificado como mercado prioritário.

Já o lançamento está previsto para o 2º semestre do ano que vem. 


Design inovador inspirado no conceito Niagara Vision

O visual da Renault Niagara terá como referência as linhas do conceito Niagara Vision, apresentado em 2023, incorporando elementos estéticos do recém-lançado SUV Boreal. A dianteira manterá a grade trapezoidal, faróis LED integrados e acabamentos com inspiração futurista que definem a nova identidade visual da marca.

Nas laterais, a picape adotará solução raro para o segmento: maçanetas traseiras embutidas nas colunas, recurso já presente no Boreal e que conferirá diferencial estético importante. As caixas de roda destacadas e o caimento inclinado do teto em direção à caçamba seguem o padrão típico de caminhonetes monobloco.

A traseira apresentará lanternas posicionadas horizontalmente, interligadas por faixa luminosa horizontal. Aliás, essa também é uma abordagem estética distinta do padrão convencional do segmento. Já a tampa da caçamba terá abertura tradicional.


Motorização e sistema híbrido 

O conjunto mecânico da Renault Niagara será baseado no motor 1.3 TCe de quatro cilindros com injeção direta, desenvolvido pela Horse. Nesse sentido, entregará 163 cavalos de potência com etanol e 156 cv com gasolina, gerando torque de 27,5 kgfm (quilograma-força-metro) e 25,5 kgfm, respectivamente.

A transmissão prevista é o câmbio automatizado de dupla embreagem com 7 marchas, proporcionando maior eficiência e suavidade nas trocas. Um dos aspectos mais interessantes é a possibilidade de motorização híbrida, com a Renault avaliando entre sistema paralelo (HEV) ou híbrido leve (MHEV) de 48V.


Plataforma 

A nova picape da Renault será construída sobre a plataforma modular RGMP (Renault Global Modular Platform), a mesma base técnica utilizada pelo Kardian e que também servirá ao Boreal. Tal arquitetura demonstra versatilidade notável, suportando veículos com comprimento entre 4 e 5 metros, além de distância entre os eixos variando de 2,6 a três metros.

Uma característica importante da plataforma RGMP é sua preparação para tecnologias de eletrificação. A estrutura também oferece suporte para sistemas de tração integral 4x4, ampliando as possibilidades de configuração da Niagara conforme as demandas do mercado brasileiro.


Praticidade no dia a dia

O interior da Renault Niagara herdará diversos elementos tecnológicos do SUV Boreal, incluindo sistema multimídia com Google nativo integrado e painel digital com espelhamento do Google Maps. O acabamento interno utilizará materiais macios ao toque, complementados por iluminação ambiente que valoriza a experiência a bordo.

A central multimídia contará com comandos por voz e aplicativos integrados, elevando o nível de conectividade disponível no segmento de picapes intermediárias. 

Com esse pacote tecnológico, a rotina dos usuários será simplificada, imersiva e muito mais prazerosa.


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Referências:

Quatro Rodas

AutoEsporte

Garagem360